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Conhecendo um pouco sobre a Antropologia resumidamente


A menos de um mês do retorno às aulas, olhaquilo apresenta alguns textos em série intitulados ‘CONHECENDO AS CIÊNCIAS’, tais artigos têm por finalidade oferecer conhecimento, ainda que resumido, sobre determinadas áreas de estudos que servem como base para o entendimento pessoal e da comunidade em que o leitor olhaquilo está inserido: a Sociedade.  

A primeira ciência a ser apresentada será a Antropologia que é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução física (Antropologia biológica), social (Antropologia Social), ou cultural (Antropologia Cultural).

No século XVIII, o Iluminismo trazia a razão como centro das compreensões e entendimentos dos fenômenos que o cercava. Surgem então novas ciências, que colocavam o racionalismo como método e como orientação primordial para os estudos, afastando o conhecimento popular e a religião dos métodos de compreensão científica. Uma dessas ciências, que surge sob a égide do Racionalismo Iluminista, é a antropologia. A palavra Antropologia deriva das palavras gregas antropos (humano, ou homem) + logos (pensamento ou razão).
Bronislaw Malinowski, fundador da
Escola Funcionalista.

Especificamente, a antropologia estuda costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos de povos que habitaram e habitam o planeta. Isto é, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como disciplina científica, a antropologia só foi organizada no século XIX, com os constantes estudos sobre povos, no contexto do Imperialismo europeu, principalmente sobre o continente africano e asiático. No entanto, o saber antropológico remonta a Antiguidade Clássica, na preocupação dos filósofos gregos em compreender o homem e a cultura.

Acompanhem no quadro abaixo os principais momentos que marcaram a história da antropologia.
Data
Período de:
Séc. XVI a XIX
 ‘Literatura Etnográfica’ predomina os relatos sobre viagens onde eram mencionadas as características dos povos “descobertos” constituindo uma descrição de sua língua, raça, religião.
Séc. XIX
‘Evolucionismo Social’ ou ‘Racismo Científico’(por inserir o conceito de raça superior ou inferior) ou “Darwinismo Social”. Surge o conceito de que as sociedades evoluem de um estado “primitivo” para outro mais “civilizado”. Ainda neste período “Escola Sociológica Francesa” onde são definidas as regras do método sociológico (Émile Durkheim) e conceitos como a busca pelo “Fato Social Total”, as representações coletivas, etc.;
Séc. XX
Surge o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.
Década de 1920
É a vez da corrente teórica do “Funcionalismo” segundo a qual os valores sociais e culturais devem ser compreendidos. É nesta fase que predomina a ênfase no trabalho de campo.
Década de 1930
Predomina o “Culturalismo Norte-Americano” onde há a ênfase na identificação de padrões culturais (estilos de cultura).
Década de 1940
Surge o “Estruturalismo” (do qual fez parte Lévi-Strauss) com a distinção entre natureza e cultura, os princípios da organização da mente, etc.
Década de 1960
Temos o surgimento da “Antropologia Interpretativa” com profunda inspiração hermenêutica e desenvolvimento da interpretação antropológica.
A partir dos anos 80
A “Antropologia Pós-Moderna” ou “Crítica” com a “politização” da relação “observador-observado” e a crítica dos paradigmas teóricos.

Antropólogos famosos da história:

Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.

Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.

Claude Lévi-Strauss (1908-2009) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.

David Émile Durkheim (1858-1917) - citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia. Principal obra “Da Divisão do Trabalho Social”.

Fonte:www.infoescola.com

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Conhecendo as Ciências: Antropologia

Conhecendo um pouco sobre a Antropologia resumidamente


A menos de um mês do retorno às aulas, olhaquilo apresenta alguns textos em série intitulados ‘CONHECENDO AS CIÊNCIAS’, tais artigos têm por finalidade oferecer conhecimento, ainda que resumido, sobre determinadas áreas de estudos que servem como base para o entendimento pessoal e da comunidade em que o leitor olhaquilo está inserido: a Sociedade.  

A primeira ciência a ser apresentada será a Antropologia que é a ciência que estuda o homem e as implicações e características de sua evolução física (Antropologia biológica), social (Antropologia Social), ou cultural (Antropologia Cultural).

No século XVIII, o Iluminismo trazia a razão como centro das compreensões e entendimentos dos fenômenos que o cercava. Surgem então novas ciências, que colocavam o racionalismo como método e como orientação primordial para os estudos, afastando o conhecimento popular e a religião dos métodos de compreensão científica. Uma dessas ciências, que surge sob a égide do Racionalismo Iluminista, é a antropologia. A palavra Antropologia deriva das palavras gregas antropos (humano, ou homem) + logos (pensamento ou razão).
Bronislaw Malinowski, fundador da
Escola Funcionalista.

Especificamente, a antropologia estuda costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos de povos que habitaram e habitam o planeta. Isto é, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como disciplina científica, a antropologia só foi organizada no século XIX, com os constantes estudos sobre povos, no contexto do Imperialismo europeu, principalmente sobre o continente africano e asiático. No entanto, o saber antropológico remonta a Antiguidade Clássica, na preocupação dos filósofos gregos em compreender o homem e a cultura.

Acompanhem no quadro abaixo os principais momentos que marcaram a história da antropologia.
Data
Período de:
Séc. XVI a XIX
 ‘Literatura Etnográfica’ predomina os relatos sobre viagens onde eram mencionadas as características dos povos “descobertos” constituindo uma descrição de sua língua, raça, religião.
Séc. XIX
‘Evolucionismo Social’ ou ‘Racismo Científico’(por inserir o conceito de raça superior ou inferior) ou “Darwinismo Social”. Surge o conceito de que as sociedades evoluem de um estado “primitivo” para outro mais “civilizado”. Ainda neste período “Escola Sociológica Francesa” onde são definidas as regras do método sociológico (Émile Durkheim) e conceitos como a busca pelo “Fato Social Total”, as representações coletivas, etc.;
Séc. XX
Surge o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.
Década de 1920
É a vez da corrente teórica do “Funcionalismo” segundo a qual os valores sociais e culturais devem ser compreendidos. É nesta fase que predomina a ênfase no trabalho de campo.
Década de 1930
Predomina o “Culturalismo Norte-Americano” onde há a ênfase na identificação de padrões culturais (estilos de cultura).
Década de 1940
Surge o “Estruturalismo” (do qual fez parte Lévi-Strauss) com a distinção entre natureza e cultura, os princípios da organização da mente, etc.
Década de 1960
Temos o surgimento da “Antropologia Interpretativa” com profunda inspiração hermenêutica e desenvolvimento da interpretação antropológica.
A partir dos anos 80
A “Antropologia Pós-Moderna” ou “Crítica” com a “politização” da relação “observador-observado” e a crítica dos paradigmas teóricos.

Antropólogos famosos da história:

Bronislaw Malinowski (1884-1942) – valorizou o trabalho minucioso e o convívio com povos nativos como forma de obter informações para o trabalho antropológico.

Franz Boas (1858-1942) – estudou vários povos indígenas dos Estados Unidos.

Claude Lévi-Strauss (1908-2009) – criador do estruturalismo. Sua obra principal foi “O pensamento selvagem”.

David Émile Durkheim (1858-1917) - citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia. Principal obra “Da Divisão do Trabalho Social”.

Fonte:www.infoescola.com

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