CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CCSP
No
mês de maio, o Centro Cultural de São Paulo trouxe o “Grupo AIVU” para uma
contação de histórias na biblioteca. Apresentando o projeto “Círculo de Giz”, o
grupo reúne quatro narrações de diferentes origens. É uma experiência coletiva
que tem o objetivo de propor um novo significado para as histórias que são contadas
no dia a dia para as crianças.
Instrumentos
musicais, palavras, músicas, danças e corpos se misturam e fazem a diferença. A
contação de histórias é um instrumento muito importante que estimula a leitura,
a linguagem e é um grande passo para a escrita, responsável por fazer não só as
crianças, mas também seus pais sonharem com os personagens das histórias.
Segundo
a mãe de umas das crianças, Adriana, “o evento foi sinceramente muito legal,
além de interessante, pois mostrou a todos um modo diferente para contarmos
histórias aos nossos filhos”.
O artigo
“Importância da contação de história como prática educativa no cotidiano escolar”,
escrito por Divina Lúcia de Souza Medeiros, Érica Cristina Silva Almeida,
Liziane Aparecida de Leite Cunha e Luciene Cristiane da Silva Fernandes,
enfatiza a importância da contação de histórias. “Na sociedade contemporânea,
cada vez mais permeada pelas tecnologias, os educadores se deparam com um novo
desafio: como desenvolver o gosto da leitura das crianças na idade escolar. De
acordo com estudiosos, as crianças que possuem esse hábito têm potencializado o
seu desenvolvimento cognitivo e, nesse caso, a contação de histórias emerge
como valioso auxiliar da prática pedagógica de professores dos anos iniciais do
ensino fundamental”.
Os
pais reconhecem o papel primordial da contação de história no desenvolvimento
das crianças. “Já tive oportunidades e já levei meu filho sim em outras
contações de histórias, sempre procuro estimular a leitura dele desde criança,
pois acho que assim ele se interessa mais pelos livros e pelas histórias e isso
tenho certeza que vai contribuir para seu futuro”, salienta Adriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário